

Terapia Infantil
Estaremos com você durante todo o caminho
A Terapia Infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os recursos lúdicos nessa área são utilizados para observar o comportamento e trabalhar as dificuldades mais relevantes da criança.
A ludoterapia é um dos processos para diagnosticas possíveis transtornos existentes, visto que algumas questões subjetivas relacionadas a angústias ou tristezas, sem causa aparente, podem ser percebidas por meio do brincar com a criança.
Comumente, a criança não tem o discernimento do que sente para falar espontaneamente durante o atendimento. Assim, essas brincadeiras possibilitam a interação com o profissional, de modo que ele encontre caminhos para aliviar o sofrimento e ajudá-la.
Mas como a terapia infantil pode ajudar a criança?
Entendendo terapia infantil
O tratamento psicoterápico infantil começa com uma entrevista com os pais ou responsáveis. Nessa conversa inicial é feita uma anamnese minuciosa a fim de coletar dados sobre o histórico da criança e compreender a dinâmica familiar. A apresentação das principais queixas é o ponto de partida para direcionar condutas mais acertadas. Informações sobre a queda no desenvolvimento escolar e questões ligadas ao aprendizado são fatores bem relevantes para direcionar a intervenção terapêutica.
Os principais os objetivos da terapia infantil
-
aumenta o rendimento escolar;
-
eleva o poder de concentração;
-
promove a integração social da criança;
-
desenvolve o potencial criativo da criança;
-
incentiva a interação com as outras crianças;
-
propicia o amadurecimento psicológico e o poder mental;
-
reduz o excesso de tecnologia, o qual afeta a saúde mental de crianças;
-
aumenta a capacidade de desenvolvimento de habilidades emocionais;
-
influencia a construção de um relacionamento melhor com os pais e professores;
-
ajuda a criança a compreender que na vida pode acontecer coisas que não queremos.
