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  • Sophia Celidonio

Saúde mental é a sua prioridade?


Com essa pandemia, ficou mais claro para todos nós a importância de dar atenção à saúde mental. Saímos da nossa zona de conforto e nos adaptamos diante do novo cenário que fomos expostos e isso fez com que olhássemos para dentro de nós, nos despertando para o nosso autocuidado.Carl Jung resume isso em uma de suas frases– “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”

Existem várias maneiras de cuidar da saúde mental e encontrar o nosso bem-estar: fazer terapia, ter um boa noite de sono, praticar o autocuidado diariamente, alimentação saudável e ter uma atividade física na rotina são alguns exemplos. Poderia aqui listar uma séria de atitudes que irão contribuir para sua saúde mental. No entanto, você já parou para pensar que pequenas atitudes podem contribuir para seu bem-estar?

Talvez não damos tanta importância para pequenas atitudes ou ações, mas elas são essenciais para desenvolver uma mente mais saudável.

Estudos têm mostrado que atitudes simples, incorporadas a nossa rotina, traz benefícios para a diminuição da ansiedade e passamos a controlá-la de forma mais consciente, ou seja, com a mente tranquila, teremos mais motivação, mais disposição e até mais força para encarar os desafios diários.

Pensamentos, emoções e comportamentos interferem diretamente na nossa saúde mental, nesse sentido é possível se prevenir buscado práticas que nos ajudem na manutenção diária da saúde e bem-estar.

Cito aqui alguns exemplos de práticas diárias que nos favorecem a ter uma saúde mental saudável:

· Faça as pazes com os seus sentimentos aceitando-os;

· Desenvolva bons pensamentos saindo da negatividade;

  • Pratique a gratidão agradecendo pela vida, pela sua família etc.

  • Pratique o perdão começando a se perdoar;

  • Relaxe sua mente com uma boa música ou uma boa leitura.

Psicóloga Adna Santos Neto – CRP 06/44317-4



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